Vídeo-histeroscopia
A vídeo-histeroscopia, oferece uma imagem direta e tridimensional, com a oportunidade de diagnosticar mal-formações uterinas, pólipos, miomas, hipertrofias endometriais, endometrites, desenvolvimento discordante do endométrio em relação ao ciclo hormonal entre outras alterações, que dificultam e podem até mesmo impedir a implantação do ovo fertilizado, no seu leito endometrial.
As pacientes que vão ser submetidas a um programa de fertilização assistida, devem ser avaliadas previamente pela vídeo-histeroscopia, com detecção e tratamento prévios, de quaisquer alterações que possam interferir no processo de nidação do embrião, aumentando com isso consideravelmente a taxa de implantação e a chance de sucesso da fertilização.
A avaliação da cavidade uterina é imprescindível na pesquisa diagnóstica tanto da paciente que não consegue obter uma gravidez de forma natural, como aquela com histórico de abortamentos.
Videolaparoscopia
Igualmente importante a Videolaparoscopia além de um exame diagnóstico é ao mesmo tempo terapêutico, pois ao mesmo tempo que identificamos o problema estaremos tratando.
Permite a avaliação de toda cavidade abdominal de maneira minuciosa. É uma cirurgia de recuperação rápida e segura.
A grande vantagem é a visualização direta do útero, ovários e trompas permitindo a inspeção de órgãos diretamente relacionados com a fertilidade.
Hoje sua indicação mais comum é por causa de uma doença chamada endometriose, uma das maiores causas de infertilidade na mulher.
Este procedimento é indicado nos casos de:
- Retirada de miomas e tumores pélvicos;
- Diagnóstico e Tratamento da endometriose;
- Lise de aderências;
- Recanalização de trompas;
- Avaliação da permeabilidade tubárea.